No país com a 15ª maior carga tributária do mundo, a tecnologia vem revolucionando as rotinas fiscais das empresas.
Felizmente, já é possível organizar tributos, aplicar alíquotas, emitir guias de recolhimento e até recuperar créditos em poucos cliques por meio de sistemas inteligentes.
Eles poupam o trabalho das equipes, agilizam processos e iniciam um novo capítulo da gestão fiscal nas empresas.
A seguir, vamos entender como as soluções digitais estão mudando a área tributária para melhor e deixando a burocracia para trás.
Toda empresa deve fazer sua apuração tributária e fiscal para cumprir as obrigações determinadas em lei e ficar em dia com o Fisco.
O processo é ainda mais burocrático para aquelas que optam pelos regimes tributários do Lucro Real e Lucro Presumido.
Hoje, uma empresa brasileira está sujeita a quase 100 tributos diferentes, dependendo de sua área de atuação.
São inúmeros impostos, taxas, contribuições e encargos que oneram o empreendedor e dificultam a gestão fiscal.
Ao todo, o sistema tributário do país acumula mais de 400 mil normas editadas desde a Constituição de 1988 — que continuam sendo alteradas e atualizadas dia após dia.Essa complexidade torna a apuração tributária um grande desafio dentro das organizações.
A apuração tributária vai muito além da emissão de guias de impostos para pagamento.O processo começa com a análise dos tributos que se enquadram no regime tributário escolhido pela empresa.
A equipe ou especialista responsável pela área precisa garantir que os impostos sejam recolhidos de acordo com as normas e dentro dos prazos, com atenção aos mínimos detalhes da legislação.
Além disso, deve saber aplicar as alíquotas corretas sobre a base de cálculo correspondente para chegar ao valor do recolhimento.
Qualquer incoformidade nesse processo pode gerar problemas graves como pagamentos indevidos e a maior, multas e advertências, e situações de inadimplência com o Fisco.
Após a emissão das guias e quitação dos débitos, a empresa ainda precisa fazer uma revisão nas declarações para identificar possíveis créditos tributários passíveis de compensação, que podem fazer a diferença no caixa do negócio.
Há alguns anos, tecnologia e apuração tributária eram conceitos distantes, mas felizmente esse cenário mudou.
Primeiro, o próprio governo investiu em um plano de digitalização e viabilizou a entrega das obrigações fiscais pela internet.
Hoje, é possível resolver praticamente todas as pendências fiscais de um negócio online, graças a soluções como o SPED e o eSocial.
Do lado das empresas, surgiram ferramentas digitais capazes de integrar os dados contábeis e fiscais do negócio com os sistemas do governo e agilizar todo o processo de apuração tributária.
O uso da tecnologia na apuração tributária trouxe muitas vantagens para empresas que buscam mais agilidade em seus processos.Conheça as principais:
O grande diferencial da tecnologia é a possibilidade de automatizar tarefas repetitivas da gestão fiscal e focar nas questões mais estratégicas da área.
Com um software inteligente à disposição, os profissionais não precisam se preocupar com alíquotas, bases de cálculo, parcelas a deduzir e outros fatores: o próprio sistema se encarrega dos números.
Uma alíquota equivocada, uma vírgula no lugar errado ou mesmo um pagamento em duplicidade pela ausência de um sistema de ponto eletrônico automatizado podem ser fatais na gestão tributária.
Com a tecnologia, as empresas ganham precisão nos cálculos e reduzem drasticamente os erros no processo de apuração.
Rapidez é uma vantagem competitiva importante no mercado atual, inclusive na gestão fiscal.
Por isso, a tecnologia também tem o papel de acelerar processos e poupar tempo das equipes.
Muitas empresas deixam de fazer sua revisão tributária e buscar oportunidades de recuperação de créditos por falta de tempo, recursos ou tecnologia.
Como resultado, 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam, segundo um levantamento do IBGE/Impostômetro.
Mais uma vez, a tecnologia resolve o problema viabilizando a revisão automática de declarações e identificação de valores pagos a maior ou indevidamente.
Dessa forma, a tecnologia se mostra a maior aliada dos profissionais e evita que as empresas sejam oneradas injustamente em um sistema tributário altamente burocrático e ineficiente.
A Agnes é o primeiro monitor tributário de folha de pagamento e SST do Brasil, sendo especializada na implementação de soluções automatizadas que aumentam a produtividade, o monitoramento de dados e o compliance da gestão de folha.
Nosso foco está em disponibilizar e analisar as informações e dados mais relevantes para o seu Departamento Pessoal, auxiliando na identificação de oportunidade tributárias para serem aproveitadas.
Fale com um dos nossos especialistas e comece a transformar o seu DP em um gerador de novas receitas!
Fazem parte do Grupo AG Capital:
Florianópolis, SC - Matriz
Rua Luigi Galvani, 146, 3º andar
Ed. Brasif
SHIS QI 9
Conjunto 6, Casa 13
Brasília - CEP: 70297-400
+55 61 3020-0999
Recife, PE
Av. República do Líbano, 256. Riomar Trade Center.
Pina - CEP: 51110-160
Av. Trancedo Neves, 2539. Edifício CEO, Sala 2709 e 2710
Caminho Das Árvores - CEP: 41820-021
Rua Rangel Pestana, 533. 7º andar, sala 7.
Centro - CEP: 13201-903
Av. Umberto Calderaro, 1169.
Centro Comercial Blanco Mall
Adrianópolis - CEP: 69057-021
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade